Ar Condicionado
O ar condicionado é um aparelho que assegura a regulação da temperatura, da humidade, da limpeza e da distribuição do ar.
A maioria dos aparelhos de ar condicionado assegura diversas funções, tais como:
Arrefecimento - Função base dos aparelhos de ar condicionado. Através do sistema de refrigeração, contribui para o arrefecimento e um controlo preciso da temperatura da divisão.
Aquecimento – Nos aparelhos com função Inverter, que permite o arrefecimento ou aquecimento da habitação. Estes aparelhos são uma solução completa de climatização da habitação em que, através de uma bomba de calor, o ar condicionado pode ser também para aquecimento. Esta é uma alternativa mais ecológica ao aquecimento tradicional, porque se usa energia do ar exterior trazendo-a para casa.
Purificação do ar – Os aparelhos de ar condicionado estão equipados com filtros que removem as poeiras, o pólen e os fumos do ar e ajudam a obter um ar limpo e saudável. Consoante as necessidades, os níveis de filtragem podem ser aumentados. Em pessoas que sofrem de alergias, a filtragem é essencial, mas os filtros necessitam de uma manutenção regular.
Desumidificação - O modo de arrefecimento do ar condicionado também desumidifica o ar. Um nível de humidade correto limita o crescimento dos ácaros e bolores, o que mais uma vez ajuda as pessoas com alergias. Para os seres humanos, um nível de humidade de 40 a 60% é o mais confortável.
Ventilação - Esta função retira o ar do interior e traz para dentro ar fresco, condicionado, vindo do exterior. Nas estações intermédias, como o outono e a primavera, quando não se liga o ar condicionado, a ventilação pode funcionar num modo independente.
Nível de controlo do clima no interior da residência (apenas refrigerar ou também ventilar?)
Número de divisões (no caso de desejar o sistema para mais do que uma divisão, deve optar pelo sistema multi split, em que é possível ligar várias unidades interiores a uma única unidade exterior)
Tipo de utilização do espaço (escritório, loja, quarto ou sala?)
Condições a que o sistema estará sujeito, como a infiltração solar, a exposição à luz ou o número de ocupantes (determinam a capacidade adequada)
Localização da unidade exterior (deve ser colocada num lugar específico, com uma base sólida e de fácil acessibilidade para efeitos de manutenção) e da unidade interior (a localização errada pode causar correntes de ar e ruído em excesso)
Tipo de clima
Bombas de calor
Como funcionam as bombas de calor
Os sistemas de ar condicionado, Bombas de Calor, transferem calor de um ambiente para outro, através de um fluido frigorígeno. As Bombas de Calor constituem também uma solução de Aquecimento económica, sendo que, são reconhecidas como tecnologia de Aquecimento renovável.
No modo de arrefecimento, as Bombas de Calor, funcionam transferindo o calor de uma divisão ou espaço interior para o ar exterior, arrefecendo a área interior. Inversamente, as Bombas de Calor são capazes de extrair calor latente do ar exterior (mesmo quando a temperatura exterior é tão baixa quanto -20°C) transferindo-o para o interior, para aquecer os espaços.
Eficiência de uma bomba de calor
As bombas de calor têm uma eficiência de cerca de 300%. Isto significa que por cada unidade de energia utilizada pela bomba de calor em funcionamento, são geradas três ou mais unidades de calor para utilização num edifício.
Uma vez que as bombas de calor funcionam extraindo o calor disponível do ar exterior, são muito mais eficientes do que o mais eficiente dos sistemas de aquecimento baseado em combustíveis fósseis. As bombas de calor com a tecnologia inverter da Daikin são particularmente eficientes para todos os tipos de aquecimento interior.
Utilizar uma solução de bomba de calor integrada para arrefecer e aquecer um edifício também pode traduzir-se num investimento inicial inferior e em procedimentos de funcionamento e manutenção mais simples.
Caldeiras
As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos organicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
Piso radiante
É o sistema de aquecimento mais confortável que você pode encontrar, e que nos países mais desenvolvidos, é utilizado em cerca de 50% de todas as residências novas.
O Piso Radiante baseia-se em um circuito de tubos de polietileno reticulado (PEX), embutidos no piso da residência, e de um sistema de regulagem térmica que permite controlar em qualquer momento a temperatura dos ambientes, através da circulação de água quente.
No Piso Radiante, utiliza-se a superfície do piso como elemento radiador de calor, eliminando os radiadores e aparelhos de ar condicionado que normalmente ressecam o ar. Isto permite manter a temperatura do piso perfeitamente distribuída por todo o ambiente, obtendo assim grande conforto.
Vantagens:
É o mais confortável, se comparado a outros sistemas de aquecimento, pois distribui a temperatura uniformemente, não produzindo zonas de calor concentradas. Você terá o piso agradavelmente aquecido, quebrando aquele “gelo” desconfortável dos pisos frios.
O Piso Radiante evita a elevação de poeira e não altera a umidade do ambiente, contribuindo com a redução do mofo comum em regiões frias, o que beneficia pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
Uma instalação de Piso Radiante, bem calculada e convenientemente isolada, permite um ambiente confortável e com economia de energia. O retorno do investimento é bem mais rápido do que em qualquer outro sistema.
O Piso Radiante permite escolher o tipo de revestimento que mais o agrada (granito, porcelanato, madeira ou carpete), e o que é melhor, com qualquer opção oferece uma agradável sensação de conforto de ter sempre os pés aquecidos.Não interfere no mobiliário e cortinas, como acontece com os tradicionais radiadores de parede, que são instalados próximos as janelas.
Dada a baixa temperatura requerida, a instalação do Piso Radiante pode ser combinada, tanto com sistemas de aquecimento solar, quanto com outras alternativas de fontes de calor.
Em uma residência dotada de aquecimento por Piso Radiante, as perdas de energia e os níveis de ruído entre andares são reduzidos, devido ao sistema de isolamento utilizado.
Montagem simples e rápida com facilidade de operação, não requerendo praticamente nenhuma manutenção durante anos, pois possui apenas uma bamba com altíssima durabilidade.
Piso radiante a água
A grande diferença entre este sistema de aquecimento e os outros, é que o espaço de uma habitação será aquecido do chão até ao tecto de uma forma uniforme, em vez do aquecimento ou arrefecimento ter origem num foco de calor, como é um radiador ou ar condicionado.
O clima interior de uma casa para que esteja confortável para os seus habitantes a sua temperatura ambiente deve rondar entre os 20ºC e os 24ºC.
Sistemas de aquecimento bem planeados têm em consideração as diferentes utilidades de cada área da habitação. Cada zona pode ser adaptada individualmente as necessidades dos ocupantes.
Vantagem na utilização de piso radiante a água:
Os utilizadores deste sistema podem conseguir poupanças energéticas entre os 25% - 30% em comparação com os sistemas tradicionais de aquecimento (como por exemplo radiadores). Nas instalações de maior dimensão (por exemplo em empresas e pavilhões desportivos) é possível atingir percentagens de poupança superiores sobretudo quando se encontra associado a sistemas de energias renováveis.
Como este sistema trabalha com baixas temperaturas não se gera correntes de ar quente que tornam o ar seco e evitam também a movimentação do pó, tornando-se assim ideal para as pessoas que sofram de alergia.
Nos sistemas tradicionais existe um elevado risco de ocorrência de queimaduras nas crianças. A utilização deste sistema pode eliminar esse risco e assim transmitindo uma maior segurança aos pais.
Este sistema é o que mais se ajusta a temperatura ideal para o corpo humano, proporcionado um maior conforto aos seus utilizadores tanto no Inverno como no Verão.
Neste sistema a superfície do solo de um edifício será o principal responsável, vai permitir que haja uma distribuição uniforma do calor no período de aquecimento e absorver o calor em período de refrescamento, evita assim as zonas quentes e frias que são características dos sistemas convencionais e que se tornam desgraveis para os utilizadores.
A instalação deste sistema não fica visível, só se irá sentir o conforto em termos de aquecimento. Para as pessoas que possuem um sentido estético mais apurado, este será o sistema ideal pois não vai condicionar a escolha da decoração a colocar no edifício.
Radiadores
O seu núcleo é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador.
Os radiadores são elementos integrantes de um sistema de aquecimento central.
Os radiadores são os elementos que permitem a troca de energia produzida com o ar ambiente, dando lugar ao seu aquecimento.
Ventilação
Que é utilizado quando os sólidos granulados que formaram a mistura possuem densidades sensivelmente diferentes. nesse caso, passa-se uma forte corrente de ar pela mistura e o menos denso é arrastado pelo vento e separado dos mais densos.
Um ventilador é um dispositivo mecânico utilizado para converter energia mecânica de rotação, aplicada em seus eixos, em aumento de pressão do ar.
Este aparelho pode ser de distintos tipos, consoante o sentido de fluxo de ar em relação ao ambiente ventilado: sopradores (se há injeção de ar no ambiente) ou exaustores (se há retirada de ar do ambiente).
Os ventiladores podem encontrar-se em diversos tamanhos e formatos, podendo ser fixados no solo (através de pedestais) na parede ou no teto.
Geralmente também se usam como objeto decorativo acompanhando muitas vezes lustres e luminárias.
Os nossos serviços
Rua Álvaro de Campos, 19-A
8800-320 Tavira
E-mail: geral@lampoideias.com
Tlf.: 281 328 085
Tlm.: 964 545 109
Horário de funcionamento:
Segunda - Sexta: 9h - 13h | 14:30 - 18h
Sábado: 10h - 13h